sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Planejamento do terceiro dia no CMEI

                                                          

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
Curso de Pedagogia
ACADÊMICAS: CARLA RODRIGUES
                                JORDÂNNA MARIELLA
                              MURIELY S. FONSECA

Estágio supervisionado pela professora Valdirene, na turma do maternal II “a” pelas professoras de campo Adriane e Lucimar.


TEMA: A HORA E O LUGAR DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMÁTICA DO ENCONTRO: CANTINHOS TEMÁTICOS COMO UMA FORMA DE APRENDIZADO





INHUMAS GO
JUSTIFICATIVA
                        Planejar é trocar, delinear, programar, elaborar um roteiro na tentativa de desenvolver conhecimentos, de interação, de experiências múltiplas e significativas para com as crianças. Pensando nisto o planejamento precisa ser flexível permitindo ao educador repensar revisando e buscando novos significados para a prática pedagógica aplicada. Segundo Ostetto (2000) o profissional, ao elaborar seu planejamento deve ser bem claro, pontuando suas necessidades e onde quer chegar, para assim encaminhar um trabalho pedagógico que tenha um significado real para as crianças. Mas para que o plano seja realizado é necessário que este seja pensado de acordo com os objetivos dos alunos, do professor e com as possibilidades de executá-los, considerando a realidade em que esta inserido.
            Transformar o aprendizado em algo prazeroso e um desafio constante para os educadoras, por isso acreditamos que esta e a melhor maneira de trabalhar com a Educação Infantil, para que as crianças tenham um crescimento individual e coletivo através do brincar. Nosso objetivo é despertar as crianças para as brincadeiras, realizando cantinhos temáticos, pois mesmo não sendo nosso tema principal, organizar os espaços e tempos se torna fundamental para o auxilio do ensino aprendizado. Organizar o espaço de brincadeiras em áreas ou cantos temáticos é uma alternativa que possibilita a interação das crianças, com diferentes linguagens, na medida em que permitira sua interação com diferentes materiais possibilitando um contato com o coletivo do espaço onde ao mesmo tempo são possíveis escolher indivíduos em grupo que podem favorecer a construção da autonomia.
            É preciso perceber a importância do brincar para o processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, pois está é a principal forma de expressar na infância, através da brincadeira a criança apropria-se da sua imagem de seu espaço, seu meio social e se constroem como individuo.   Na condição de profissionais da educação temos a responsabilidade e compromisso de oferecer condições que viabilizem a construção do conhecimento, proporcionando situações desafiadoras, interessantes e motivadoras de aprendizagem, pois é na relação com o meio, o mundo que o cerca e na relação com o outro que possibilitamos a compreensão e criação de si próprio e de sua cultura, na educação infantil que a criança constrói boa parte de sua identidade, despertar as crianças para as brincadeiras como os cantinhos temáticos despertam as acrianças a aprender valores simples como: companheirismo, trabalho em equipe, a importância do dividir, a individualidade, etc. estes aprendizados influenciam na construção da criança como individuo e refletira no adulto que ela se transformará.
            Segundo Kishimoto (2009), partilhando brincadeiras, as crianças partilham experiências e desenvolvem sua identidade, exploram o mundo e as pessoas que as cercam, com isso elas compreendem melhor a natureza e a cultura em que estão inseridas, contudo a Educação Infantil não deve exigir um produto final, ela deve ensinar regras, despertar linguagens e desenvolver habilidades de forma natural e espontânea, ou seja, o brincar da criança não dispensa o direcionamento do professor que tem o papel de otimizar as praticas enriquecendo ainda mais o ato de brincar. 
OBJETIVO GERAL
            Possibilitar opções de brincadeiras em cantinhos temáticos separados para que as crianças escolham a  brincadeira com a qual mais se identifica, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando situações lúdicas que possibilitem uma melhor compreensão de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            - Proporcionar momentos agradáveis que gerem aprendizado
- Aumentar a visão de mundo que cerca a criança, através do lúdico.
- Reafirmar o direito à brincadeira
METODOLOGIA
            No dia 22/09 o momento do despertar será realizado com música para que as crianças possam acordar calmas em um ambiente agradável e aconchegante. Após o momento do despertar as crianças serão direcionadas, segurando nas mãos dos coleguinhas, até a sala de vídeo, onde poderão assistir ao momento da acolhida que será realizado pela regência do berçário, que será uma apresentação da música,  “Dona baratinha”. Após a acolhida, as crianças serão destinadas ao refeitório onde realizarão o momento do lanche, cantaremos e serviremos todas conforme suas vontades. Em seguido daremos inicio as nossas atividades: primeiro explicaremos o sentido da sala ser divida em vários temas, um cantinho com boliche, outro cantinho da beleza e o cantinho das brincadeiras tradicionais, como amarelinha e a dança da cadeira, etc.
            Escolhemos as brincadeiras divididas em cantinhos temáticos para que as crianças tenham experiências que estimulem a autonomia, tendo a oportunidade de escolherem com o que e quando querem brincar, percebendo que organizar o espaço em cantos temáticos e uma alternativa que possibilitara a interação das crianças com diferentes linguagens na medida em que permitira sua interação com diferentes modos de brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil. Nosso objetivo como educadoras é estimular a autonomia e a criatividade em prol da construção da identidade da criança.
            Após a atividade será realizado o banho separadamente, meninas dos meninos, iniciaremos o processo do banho ensinando a cada criança como e qual parte do corpo ela está lavando, para que ela desenvolva a identidade e a autonomia e estabeleça uma relação entre adulto e criança, transformando este momento em algo relaxante para as crianças e logo após encaminharemos as crianças para o jantar.
RECURSOS:
            Os recursos utilizados para a realização desta atividade serão:
- cantinho do boliche
- fita
- boliche
- cantinho da beleza
- batom
- adesivo para unha
- gel
- escova
- creme para cabelo
- fita crepe
- cantinho das brincadeiras tradicionais
- cadeira
- giz

AVALIAÇÃO
O interesse e a participação das crianças tornam-se o foco principal do nosso trabalho fazendo com que o planejamento e o andamento das atividades despertem a curiosidade e a expectativa culminando no resgate a cultura das brincadeiras tradicionais Nosso objetivo como profissionais da educação em formação inicial será alcançado se a interação entre as crianças culminarem em um desenvolvimento positivo, em que as mesmas percebam sua capacidade de autonomia, por isso será necessário que o nosso trabalho seja avaliado coletivamente, pois o desejo de enriquecer o relacionamento e as habilidades das crianças é um interesse do grupo. Após a realização das atividades faremos uma roda com as crianças onde pediremos para que elas mesmas possam avaliar como foi o dia, se foi produtivo ou não, do que mais gostaram e o que elas sugerem para os próximos encontros.

REAVALIANDO O DIA
            No dia 15/09, realizamos o segundo dia de regência do estágio supervisionado pela professora Valdirene, no CMEI Maria Caetano, na turma do Maternal II “A”. Nosso objetivo naquele dia era possibilitar a construção de desenhos livres com tinta, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando os horizontes através de situações lúdicas, que possibilitem uma melhor compreensão de mundo. Nossa equipe desenvolveu u ótimo trabalho, com a turma do maternal II “A”, trabalhando com muito respeito e atenção para com as crianças.
            Desenvolvemos as atividades na seguinte sequencia: pedimos para que as crianças fizessem uma roda para que pudéssemos contar uma historia: “ A menina bonita do laço de fita”. As crianças ficaram encantadas ao verem o tamanho do livro e os desenhos que nele estavam, no decorrer da historia as crianças foram aproximando de nós, querendo ficar bem perto do livro. Em seguida, colocamos papel craft no chão e espalhamos tintas e pincéis e pedimos para que as crianças fizessem algum desenho que mais gostaram do livro. E nos surpreendemos, as crianças gostaram muito, fizeram desenhos lindos com as tintas. Deixamos as crianças bem a vontade, dando a liberdade para elas escolherem quais cores de tinta queriam usar.
            Ficaram tão empolgadas que quando perceberam que não havia mais espaço no papel para desenharem, começaram a pintar até o chão. Percebemos que atingimos nossos objetivos, as crianças desempenharam bem a atividade proposta, com total autonomia e liberdade em seus desenhos.



Planejamento do Segundo dia no CMEI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
ACADÊMICAS: CARLA RODRIGUES
                              JORDÂNNA MARIELLA
                              MURIELY S. FONSECA




TEMA: A HORA E O LUGAR DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMATICA DO ENCONTRO: CRIANDO E RECRIANDO, BRINCADEIRA COM TINTA GUACHE










INHUMAS GO
PLANO DE AULA
JUSTIFICATIVA
            É de fundamental importância percebermos o valor que o planejamento tem na Educação Infantil, sendo uma ferramenta essencial para o processo de Ensino Aprendizagem, pois com ele o professor antecipa as ações que realizara em sala de aula sendo este um momento de reflexão do professor, pois através deste o professor poderá perceber se sua prática em sala de aula esta proporcionando o objetivo esperado que é o desenvolvimento da criança, segundo Ostetto (1992) como um processo reflexivo, no processo de elaboração do planejamento o educador vai aprendendo e exercitando sua capacidade de perceber as necessidades do grupo das crianças (...) o ato de planejar pressupõe o olhar atento a realidade, sendo assim para que o plano seja realizado e necessário que este seja pensado de acordo com os objetivos dos alunos, do professor e com as possibilidades de executá-lo, considerando a realidade do local a ser realizado.
Pretendemos então propor através da interação, situações que venham gerar crescimento individual e coletivo transformando o aprender em algo prazeroso, acreditaram que esta é a melhor maneira de trabalhar com a Educação Infantil, já que as crianças possuem um potencial que muitas das vezes não é explorado em sala de aula, a criança não é respeitada como um indivíduo de valor, mas é deixado de lado como alguém que não tem capacidade de criar, explorar podendo apenas receber o conhecimento pronto e acabado, acreditamos então que a melhor maneira de trabalhar a Educação Infantil é através da interação entre professor e aluno onde possam aprender e ensinar, podemos perceber então várias possibilidades de trabalhos a serem realizados na Educação Infantil, mas o que mais nos chamou a atenção foi a questão do brincar pois a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil e para a contribuição na formação da identidade.
            Nosso objetivo como educadoras é despertar as crianças para brincadeiras com tinta guache, onde elas poderão aprender a valorizar os atos mas simples como o companheirismo, o trabalho em equipe, a importância do dividir, etc.  Estes aprendizados influenciam  na construção da criança como individuo e refletirá no adulto que ela transformará, segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear e muito mais, caracteriza-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de se comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja o desenvolvimento acontece através de trocas reciprocas que se estabelecem durante toda a memoria, imitação, imaginação, ainda proporcionando a criança o desenvolvimento da personalidade, a afetividade, sociabilidade e a criatividade.
Por isso o educador é a peça fundamental nesse processo, devendo ser um elemento essencial, educar e oferecer várias ferramentas para que a criança possa escolher seu caminho, o professor e o mediador entre as crianças e o objeto de conhecimento, como educadores necessitamos adotar algumas posturas com a pretensão de alcançar nossos objetivos lúdicos como possibilitar tempos, espaços e materiais para as crianças brincarem livremente, escutar o que a criança tem a dizer sobre a atividade que propomos, possibilitar ações físicas que motivem as crianças a serem mentalmente ativos, proporcionar a troca de ideias para chegar a um acordo sobre as regras, isso ajuda a criança a desenvolver a autonomia e possibilita a interação uns com os outros.
            A postura do professor prevê que este possa intervir durante as brincadeiras, mas é desejável que se deixe fluir a atividade entre as crianças, por isso é fundamental que as crianças brinquem com tinta livremente sem imposições do professor de como pintar, os pequenos tendo liberdade podem criar, recriar e ampliar seus conhecimentos interagem entre si, estimular a autonomia e a identidade de cada um.
OBJETIVO GERAL
            Possibilitar a construção de desenhos livres com tinta, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando os horizontes através de situações lúdicas, que possibilitem uma melhor compreensão de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar momentos agradáveis que gerem aprendizado
            - Aumentar a visão de mundo que cerca a criança, através do lúdico.
            - Reafirmar o direito à brincadeira
METODOLOGIA
            O brincar é uma importante forma de comunicação e por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, propomos então atividades que valorizem as brincadeiras não desprezando as necessidade à identidade e a individualidade de cada uma.
            No dia o momento do despertar será realizado com musicas para que as crianças possam acordar calmas em um ambiente agradável e aconchegante. Após o momento do despertar as crianças serão encaminhadas ao refeitório onde realizarão o momento do lanche cantaremos e serviremos todas conforme suas vontades. Após este momento daremos inicio as atividades que serão realizadas em sequencia, primeiro contarão uma historinha da Menina Bonita do Laço de Fita, utilizaremos para isso um livro para que todas as crianças tenham um contato visual favorável, depois colocaremos papel craft nas paredes e no chão da sala, espalharemos  as tintas e pinceis pela sala para que as crianças pinte livremente o que entenderão da historia.
            Escolhemos as brincadeiras com tinta para que as crianças tenham experiências diferentes das que estão acostumadas, estimulando a conhecer o novo, texturas diferentes, misturas diferentes, etc. pintar é uma forma de expressão que permite nossas expectativas é isto que queremos explorar nas crianças o novo para que elas desenvolvam habilidades que não estão sendo como a autonomia a criatividade e através disto possam contruir sua identidade.
Após a atividade será realizado o banho separadamente, meninas dos meninos, e  iniciaremos o processo do banho ensinando a cada criança como e qual parte do corpo ela está lavando, para que ela desenvolva a identidade e a autonomia, e estabeleça uma relação entre adulto e criança, transformando este momento em algo relaxante para as crianças, e logo após encaminharemos em fila as crianças para o jantar.
RECURSOS
            Os recurso utilizados para a realização desta atividade serão?
- papel craft
- tinta guache
- pincel
- água
- lenço
AVALIAÇÃO
O interesse e a participação das crianças torna-se o foco principal do nosso trabalho fazendo com que o planejamento e o andamento das atividades despertem a curiosidade e a expectativa culminando no resgate a cultura das brincadeiras tradicionais, nosso objetivo como profissionais da educação será alcançado se a interação entre as crianças culminarem em um desenvolvimento positivo, onde as mesmas perceberão sua capacidade de autonomia, por isso será necessário que o nosso trabalho seja avaliado coletivamente, pois o desejo de enriquecer o relacionamento e as habilidades das crianças é um interesse do grupo.


Planejamento do primeiro dia no Cmei

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
ACADÊMICAS: CARLA RODRIGUES
    CAROLLYNE
                                JORDÂNNA MARIELLA
                              MURIELY S. FONSECA




TEMA: A HORA E O LUGAR DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMATICA DO ENCONTRO: UM RESGATE AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS.











INHUMAS GO
JUSTIFICATIVA
            Partindo do pressuposto de que o planejamento pedagógico deve sustentar-se nas necessidades e no desenvolvimento de um grupo, planejar na Educação Infantil envolve situações desafiadoras, atividades que favoreçam a exploração e a descoberta de conhecimentos sobre o mundo que a criança esta inserida. Segundo Ostetto (2000) o profissional, ao elaborar seu planejamento deve ser bem claro, pontuando suas necessidades e onde quer chegar, para assim encaminhar um trabalho pedagógico que tenha um significado real para com as crianças.
            Percebendo isto pretendemos ir além de uma necessidade observada no primeiro semestre como real e imediata e pretendemos propor através da interação, situações que venham gerar o crescimento individual e coletivo transformando o aprender em algo prazeroso. Acreditamos que esta é a melhor maneira de trabalhar com a Educação Infantil, já que as crianças possuem um potencial bem maior do que conseguimos observar. Por isso dentre varias possibilidades de trabalho observadas no campo de estágio o que mais nos chamou a atenção foi a questão do brincar, pois o mundo da criança gira em torno do brincar, e é através das brincadeiras que as crianças aprendem e formam sua identidade.
            Nosso objetivo como educadoras é despertar as crianças para as brincadeiras tradicionais, em que  as crianças poderão aprender a valorizar os atos mais  simples como companheirismo, trabalho em equipe, a importância de dividir etc., estes aprendizados influenciam na construção da criança como individuo e refletirá no adulto que ela se transformará.
            Segundo Kishimoto (2009) partilhando brincadeiras as crianças partilham experiências e desenvolvem sua identidade exploram o mundo e as pessoas que as cercam, por isso elas compreendem melhor a natureza e a cultura em que estão inseridas, contudo a brincadeira não deve exigir um produto. Ela deve ensinar regras, despertar linguagens e desenvolver habilidades de forma natural e espontânea, ou seja o brincar da criança não dispensa o direcionamento do professor que tem o papel de otimizar as praticas enriquecendo ainda mais o ato de brincar.
Nós como educadores, necessitamos adotar algumas posturas afim de alcançar nossos objetivos lúdicos, como possibilitar tempo, espaço e materiais para as crianças brincarem livremente, escutar o que as crianças tem a dizer sobre as atividades que propomos, possibilitar ações físicas que motivem as crianças a ser mentalmente ativas, proporcionar a troca de idéias para chegar a um acordo sobre as regras. Isso ajuda a criança a desenvolver a autonomia e possibilita a interação uns com os outros.
A postura do educador pode intervir durante as brincadeiras, mas é desejável que se deixe fluir a atividade entre as crianças. Se houver conflitos é interessante que o educador interfira apenas nos casos extremos, pois esse também é um momento de exercício saudável para as crianças aprenderem a argumentar a seu respeito. É isso que buscaremos no CMEI que vamos atuar, levar brincadeiras para que as crianças possam se interagir e realizem as brincadeiras como pretendemos, e até mesmo mudando certas regras, se for de interesse dos mesmos.
OBJETIVO GERAL
            Possibilitar o resgate das brincadeiras tradicionais, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando os horizontes através de situações lúdicas, que possibilitem uma melhor compreensão de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            - Proporcionar momentos agradáveis que gerem aprendizado
            - Aumentar a visão de mundo que  cerca a criança, através do lúdico.
            - Reafirmar o direito à brincadeira
METODOLOGIA
Percebendo o brincar como um direito da criança e como  a melhor maneira para expressar suas concepções sobre o mundo que a cerca e como tudo isso a faz crescer de forma plena e autônoma, propomos então atividades que valorizem as brincadeiras não desprezando as necessidades, a identidade e a individualidade de cada criança.
            O momento do despertar será realizado, colocando músicas para que as crianças possam acordar calmas, em um ambiente agradável e aconchegante.        Após o momento do despertar, daremos inicio as atividades, as brincadeiras serão realizadas em seqüência, brincaremos de roda, de cabra cega, de amarelinha, pula corda. Nosso objetivo é realizar estas atividades fora da sala de aula (mas se não for possível realizaremos em sala de aula) para que explorem a natureza, o ar livre e tenham contato com a terra, queremos resgatar as brincadeiras antigas, como amarelinha (antiga brincadeira cujo objetivo é fazer um percurso em um dado “caminho” traçado, simbolizava em suas origens o percurso feito pelos seres humanos no decorrer da vida, muito popular em nosso país é brincada de norte a sul), pula corda (a corda pode ser pulada tanto individualmente quanto por mais crianças, duas batem e outras pulam), brincadeiras de roda, (brincadeiras nas quais as crianças, ao som de uma música cantiga ou rima, viram-se mexem-se, falam, dançam e representam), com a intenção que as crianças tenham contato com a cultura tradicional e através destas brincadeiras estimuladas a criatividade, coletividade, raciocínio lógico, etc.

            Após as atividades será realizado o banho, onde encaminharemos as crianças para o banheiro  separadamente, meninas dos meninos, e  iniciaremos o processo do banho ensinando a cada criança como e qual parte do corpo ela está lavando, para que ela desenvolva a identidade e a autonomia, e estabeleça uma relação entre adulto e criança, transformando este momento em algo relaxante para as crianças, e logo após encaminharemos em fila as crianças para o jantar.
RECURSOS:
            Os recursos utilizados para a realização desta atividade serão:
- corda
- giz
- som
- tampinha de garrafa
- faixa
AVALIAÇÃO
O interesse e a participação das crianças torna-se o foco principal do nosso trabalho fazendo com que o planejamento e o andamento das atividades despertem a curiosidade e a expectativa culminando no resgate a cultura das brincadeiras tradicionais, nosso objetivo como profissionais da educação será alcançado se a interação entre as crianças culminarem em um desenvolvimento positivo, onde as mesmas perceberão sua capacidade de autonomia, por isso será necessário que o nosso trabalho seja avaliado coletivamente, pois o desejo de enriquecer o relacionamento e as habilidades das crianças é um interesse do grupo.



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

 "Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".( Carlos Drummond de Andrade )


 
"Não se pode falar de educação sem amor". ( Paulo Freire )



“É no brincar, e somente no brincar que o indivíduo, criança ou o adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”.(Winnicott ,1975 p. 12)


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Brincar é uma linguagem infantil para se comunicar com o outro, é uma atividade que assuma de forma privilegiada o papel da construção e constituição do sujeito, é no brincar que a criança interioriza o mundo que a cerca, e na troca com outros sujeitos se constituem como pessoa, através da simulação da realidade. (Kishimoto, 2009)