UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
Curso de Pedagogia
ACADÊMICAS: CARLA RODRIGUES
JORDÂNNA
MARIELLA
MURIELY S.
FONSECA
Estágio
supervisionado pela professora Valdirene, na turma do maternal II “a” pelas
professoras de campo Adriane e Lucimar.
TEMA:
A HORA E O LUGAR DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMÁTICA
DO ENCONTRO: CANTINHOS TEMÁTICOS COMO UMA FORMA DE APRENDIZADO
INHUMAS
GO
JUSTIFICATIVA
Planejar é trocar, delinear,
programar, elaborar um roteiro na tentativa de desenvolver conhecimentos, de
interação, de experiências múltiplas e significativas para com as crianças.
Pensando nisto o planejamento precisa ser flexível permitindo ao educador
repensar revisando e buscando novos significados para a prática pedagógica
aplicada. Segundo Ostetto (2000) o profissional, ao elaborar seu planejamento deve
ser bem claro, pontuando suas necessidades e onde quer chegar, para assim
encaminhar um trabalho pedagógico que tenha um significado real para as
crianças. Mas para que o plano seja realizado é necessário que este seja
pensado de acordo com os objetivos dos alunos, do professor e com as
possibilidades de executá-los, considerando a realidade em que esta inserido.
Transformar
o aprendizado em algo prazeroso e um desafio constante para os educadoras, por
isso acreditamos que esta e a melhor maneira de trabalhar com a Educação
Infantil, para que as crianças tenham um crescimento individual e coletivo
através do brincar. Nosso objetivo é despertar as crianças para as
brincadeiras, realizando cantinhos temáticos, pois mesmo não sendo nosso tema
principal, organizar os espaços e tempos se torna fundamental para o auxilio do
ensino aprendizado. Organizar o espaço de brincadeiras em áreas ou cantos
temáticos é uma alternativa que possibilita a interação das crianças, com
diferentes linguagens, na medida em que permitira sua interação com diferentes
materiais possibilitando um contato com o coletivo do espaço onde ao mesmo
tempo são possíveis escolher indivíduos em grupo que podem favorecer a
construção da autonomia.
É
preciso perceber a importância do brincar para o processo de desenvolvimento e
aprendizagem infantil, pois está é a principal forma de expressar na infância,
através da brincadeira a criança apropria-se da sua imagem de seu espaço, seu
meio social e se constroem como individuo. Na
condição de profissionais da educação temos a responsabilidade e compromisso de
oferecer condições que viabilizem a construção do conhecimento, proporcionando
situações desafiadoras, interessantes e motivadoras de aprendizagem, pois é na
relação com o meio, o mundo que o cerca e na relação com o outro que
possibilitamos a compreensão e criação de si próprio e de sua cultura, na
educação infantil que a criança constrói boa parte de sua identidade, despertar
as crianças para as brincadeiras como os cantinhos temáticos despertam as
acrianças a aprender valores simples como: companheirismo, trabalho em equipe,
a importância do dividir, a individualidade, etc. estes aprendizados
influenciam na construção da criança como individuo e refletira no adulto que
ela se transformará.
Segundo
Kishimoto (2009), partilhando brincadeiras, as crianças partilham experiências
e desenvolvem sua identidade, exploram o mundo e as pessoas que as cercam, com
isso elas compreendem melhor a natureza e a cultura em que estão inseridas,
contudo a Educação Infantil não deve exigir um produto final, ela deve ensinar
regras, despertar linguagens e desenvolver habilidades de forma natural e
espontânea, ou seja, o brincar da criança não dispensa o direcionamento do
professor que tem o papel de otimizar as praticas enriquecendo ainda mais o ato
de brincar.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar
opções de brincadeiras em cantinhos temáticos separados para que as crianças
escolham a brincadeira com a qual mais se
identifica, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando
situações lúdicas que possibilitem uma melhor compreensão de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Proporcionar momentos agradáveis que gerem aprendizado
- Aumentar a visão de
mundo que cerca a criança, através do lúdico.
- Reafirmar o direito
à brincadeira
METODOLOGIA
No
dia 22/09 o momento do despertar será realizado com música para que as crianças
possam acordar calmas em um ambiente agradável e aconchegante. Após o momento
do despertar as crianças serão direcionadas, segurando nas mãos dos coleguinhas,
até a sala de vídeo, onde poderão assistir ao momento da acolhida que será
realizado pela regência do berçário, que será uma apresentação da música, “Dona baratinha”. Após a acolhida, as
crianças serão destinadas ao refeitório onde realizarão o momento do lanche,
cantaremos e serviremos todas conforme suas vontades. Em seguido daremos inicio
as nossas atividades: primeiro explicaremos o sentido da sala ser divida em
vários temas, um cantinho com boliche, outro cantinho da beleza e o cantinho
das brincadeiras tradicionais, como amarelinha e a dança da cadeira, etc.
Escolhemos
as brincadeiras divididas em cantinhos temáticos para que as crianças tenham
experiências que estimulem a autonomia, tendo a oportunidade de escolherem com
o que e quando querem brincar, percebendo que organizar o espaço em cantos
temáticos e uma alternativa que possibilitara a interação das crianças com
diferentes linguagens na medida em que permitira sua interação com diferentes
modos de brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil. Nosso
objetivo como educadoras é estimular a autonomia e a criatividade em prol da
construção da identidade da criança.
Após
a atividade será realizado o banho separadamente, meninas dos meninos,
iniciaremos o processo do banho ensinando a cada criança como e qual parte do
corpo ela está lavando, para que ela desenvolva a identidade e a autonomia e
estabeleça uma relação entre adulto e criança, transformando este momento em
algo relaxante para as crianças e logo após encaminharemos as crianças para o
jantar.
RECURSOS:
Os
recursos utilizados para a realização desta atividade serão:
- cantinho do boliche
- fita
- boliche
- cantinho da beleza
- batom
- adesivo para unha
- gel
- escova
- creme para cabelo
- fita crepe
- cantinho das brincadeiras
tradicionais
- cadeira
- giz
AVALIAÇÃO
O interesse e a
participação das crianças tornam-se o foco principal do nosso trabalho fazendo
com que o planejamento e o andamento das atividades despertem a curiosidade e a
expectativa culminando no resgate a cultura das brincadeiras tradicionais Nosso
objetivo como profissionais da educação em formação inicial será alcançado se a
interação entre as crianças culminarem em um desenvolvimento positivo, em que as
mesmas percebam sua capacidade de autonomia, por isso será necessário que o
nosso trabalho seja avaliado coletivamente, pois o desejo de enriquecer o
relacionamento e as habilidades das crianças é um interesse do grupo. Após a
realização das atividades faremos uma roda com as crianças onde pediremos para
que elas mesmas possam avaliar como foi o dia, se foi produtivo ou não, do que
mais gostaram e o que elas sugerem para os próximos encontros.
REAVALIANDO O DIA
No
dia 15/09, realizamos o segundo dia de regência do estágio supervisionado pela
professora Valdirene, no CMEI Maria Caetano, na turma do Maternal II “A”. Nosso
objetivo naquele dia era possibilitar a construção de desenhos livres com
tinta, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando os
horizontes através de situações lúdicas, que possibilitem uma melhor
compreensão de mundo. Nossa equipe desenvolveu u ótimo trabalho, com a turma do
maternal II “A”, trabalhando com muito respeito e atenção para com as crianças.
Desenvolvemos
as atividades na seguinte sequencia: pedimos para que as crianças fizessem uma
roda para que pudéssemos contar uma historia: “ A menina bonita do laço de
fita”. As crianças ficaram encantadas ao verem o tamanho do livro e os desenhos
que nele estavam, no decorrer da historia as crianças foram aproximando de nós,
querendo ficar bem perto do livro. Em seguida, colocamos papel craft no chão e
espalhamos tintas e pincéis e pedimos para que as crianças fizessem algum
desenho que mais gostaram do livro. E nos surpreendemos, as crianças gostaram
muito, fizeram desenhos lindos com as tintas. Deixamos as crianças bem a
vontade, dando a liberdade para elas escolherem quais cores de tinta queriam
usar.
Ficaram
tão empolgadas que quando perceberam que não havia mais espaço no papel para
desenharem, começaram a pintar até o chão. Percebemos que atingimos nossos
objetivos, as crianças desempenharam bem a atividade proposta, com total
autonomia e liberdade em seus desenhos.